Dermatologia: Conheça as Doenças de Pele Mais Comuns

dermatologo-profissional

Nos últimos anos a área dermatológica ganhou mais destaque, pois finalmente deixou de ser vista como meramente acessória para receber o seu status de importância devido no campo da medicina. As doenças de pele ou doenças dermatologista em joinville merecem atenção e cuidados, pois além de terem impacto na autoestima como um todo também podem ter consequências para o bem-estar como um todo. Conheça abaixo as doenças de pele mais comuns.

Quais São as Doenças de Pele Mais Comuns? 

Young woman seeing doctor for dermatological control

  • Acne 

Para quem pensa que a acne é um problema restrito aos adolescentes deve saber que muitos adultos sofrem com as marcas deixadas por essa fase e pelo aparecimento de mais acne. Pesquisas apontam que cerca de 80% das pessoas no mundo todo sofrerá com acne em algum momento da vida. Basicamente os poros (orifícios pequenos da pele) ficam entupidos pelo sebo produzido pelas glândulas sebáceas e isso faz com que surjam inflamações. Dependendo do grau de acne que o paciente apresenta pode ser necessário fazer uso de medicamentos via oral ou de uso tópico.

 

  • Psoríase 

Muitas pessoas que tem psoríase nem desconfiam disso porque se trata de uma doença cujos sintomas são muito semelhantes aos de outras doenças. Dessa forma o médico dermatologista precisa investigar amostras de pele no microscópio para poder determinar que se trata desse problema. A doença é caracterizada por descamação, dores e coceira intensa na região afetada assim como inflamação. Uma doença hereditária que não é contagiosa. Embora possa ser mantida sob controle a psoríase não tem cura.

 

  • Rosácea 

Algumas pessoas apresentam áreas da pele avermelhadas assim como linhas vermelhas em diferentes partes do corpo, isso caracteriza a chamada rosácea. Esse problema dermatológico também pode ser mantido sob controle com ajuda médica, mas não tem cura. Em geral os pacientes que apresentam essa doença percebem que aumento e queda de temperatura de maneira brusca pioram a vermelhidão assim como a prática intensa de exercícios.

 

  • Melanoma 

O melanoma é um problema bastante comum no Brasil pelo fato de ser um país ensolarado. Trata-se do surgimento de manchas na pele que possuem Assimetria entre si, Bordas sem regularidade, Cor diferenciada com tons variados e Diâmetro variado entre as manchas. Esse é o chamado ABCD do Melanoma. Doença não contagiosa que precisa ser tratada logo no início por ser potencialmente cancerosa.

 

  • Câncer de Pele 

Esse é o tipo de câncer mais comum e em geral se manifesta nas partes do corpo que ficam mais tempo expostas ao sol como rosto, pescoço, mãos, braços e o peito. Uma doença traiçoeira que é bastante difícil de diagnosticar, por isso visite um dermatologista com frequência.